O Assunto Segunda Guerra Mundial é sempre comentado em vestibulares por ser um fato muito marcante na história humana. Por isso é sempre bom você aumentar o seu conhecimento de uma forma interativa, seja por documentários ou filmes que retratam estes acontecimentos.

A Lista de Schindler


Sinopse:
A inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, "armador", simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.

A Vida é Bela




Sinopse:
Na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, Guido, filho de judeus, é mandado para um campo de concentração, juntamente com seu filho, o pequeno Giosuè. Guido é um homem simples, inteligente e espirituoso, um pai amoroso, e graças a isso consegue fazer com que seu filho acredite que ambos estão participando de um jogo, sem que o menino perceba o horror no qual estão inseridos.


Hitler - A Ascensão do Mal



Sinopse:
Hitler: A Ascensão do Mal começa por fazer o retrato da mente jovem e em desenvolvimento de um louco embrionário, acompanhando-o nos seus anos de formação e em como evolui no homem que explorou a nação, que apelou por um líder que pudessem seguir. Motivado pela raiva e distorcido pelo ego, Hitler luta num mundo que acredita dever-lhe algo, seduzindo a Alemanha numa dança macabra de rendição e controle.


A Queda - As Últimas Horas de Hitler



Sinopse:
Traudl Junge (Alexandra Maria Lara) trabalhava como secretária de Adolf Hitler (Bruno Ganz) durante a 2ª Guerra Mundial. Ela narra os últimos dias do líder alemão, que estava confinado em um quarto de segurança máxima.


O Grande Ditador



Sinopse:
Em meio a Segunda Grande Guerra Mundial, judeus estavam sendo esmagados pelo preconceito alemão. Chaplin, genialmente, interpreta os dois protagonistas da história: o ditador Adenoid Hynkel (em clara referência a Hitler) e o barbeiro Judeu. Irônico e atrevido, este filme lhe causou sua expulsão dos Estados Unidos, mas criou também uma obra-prima única com uma das melhores mensagens anti-guerra já transmitidas ao homem.


O Pianista



Sinopse:
O pianista polonês judeu Władysław Szpilman interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da Segunda Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus pelos nazistas.

Inspirado nas memórias do pianista, mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando, em algumas áreas, os alemães construíram muros para separar os judeus, o filme acompanha ainda a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Władysław é um dos poucos judeus que consegue esconder a sua etnia, as vezes vivendo escondido na casa de amigos e outras em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra passasse.

Pearl Harbor



Sinopse:
Pouco antes do bombardeio japonês em Pearl Harbor, dois amigos que são como irmãos um para o outro se envolvem de maneira distinta nos eventos que fazem com que os Estados Unidos entrem na 2ª Guerra Mundial. Enquanto que Rafe (Ben Affleck) se apaixona pela enfermeira Evelyn (Kate Beckinsale) e decide se alistar na força americana que lutará na 2ª Guerra Mundial, em Londres, Danny (Josh Hartnett) torna-se piloto da Força Aérea dos Estados Unidos e permanece no país. Após a notícia de que Rafe morrera em um dos combates que travava contra os alemães, Danny e Evelyn se aproximam e terminam se apaixonando.


Cartas de Iwo Jima



Sinopse
Junho de 1944. Tadamichi Kuribayashi (Ken Watanabe), o tenente-general do exército imperial japonês, chega na ilha de Iwo Jima. Muito respeitado por ser um hábil estrategista, Kuribayashi estudara nos Estados Unidos, onde fizera grandes amigos e conhecia o exército ocidental e sua capacidade tecnológica. Por isso o Japão colocou em suas mãos o destino de Iwo Jima, considerada a última linha defesa do país. Ao contrário dos outros comandantes Kuribayashi moderniza o modo de agir, alterando a estratégia que era usada. Ele supervisiona a construção de uma fortaleza subterrânea, feita de túneis que davam para as suas tropas a estratégia ideal contra as forças americanas, que começam a desembarcar na ilha em 19 de fevereiro de 1945. Os japoneses sabiam que as chances de sair dali vivos eram mínimas. Enquanto isto acontece Kuribayashi e outros escrevem várias cartas, que dariam vozes e rostos para aqueles que ali estavam e o relato dos meses que antecederam a batalha e o combate propriamente dito, sobre a ótica dos japoneses.

Círculo de Fogo


Sinopse:
A história se passa durante a Segunda Guerra Mundial, em 1942, quando os soldados de Hitler tentavam invadir uma das últimas cidades da Rússia que ainda resistia (Stalingrado). Historicamente falando, essa foi a primeira grande derrota da Alemanha na guerra, onde mesmo com todo o seu poderio bélico não conseguiu invadir a cidade. Essa passagem histórica serve como ambiente para contar quem foi Vassili Zaitsev, um exígimo sniper, herói russo que serviu como símbolo de estímulo para as tropas russas não desistirem da luta. Para tentar impedir esse crescimento avassalador de Zaitsev, a Alemanha envia o Major König para eliminar o atirador russo.



Obs: Existem muitos outros, mas para mim estes se destacaram.
edit post

Comments

0 Response to 'Melhores Filmes Sobre a Segunda Guerra Mundial'

Postar um comentário